Skip to content

Costelinha ao molho Barbecue

fevereiro 27, 2012

Esta receita foi inspirada no cardápio do restaurante Outback Steakhouse, que está em várias cidades do país e serve comida “australiana”. Esta costelinha é a estrela da casa, a receita é simples porém leva tempo prepará-la, mas mesmo assim o resultado faz valer a pena. Cada prato desse custa no restaurante em média R$50.

Primeiro de tudo vamos falar sobre a costela suína, na hora da compra escolha uma que tenha menos gordura e que não esteja ressecada ou avermelhada nos cantos. Primeiro passo da receita é preparar o molho.

Vamos utilizar  5 colheres de sopa de azeite de oliva, 4 colheres de sopa de mostarda, 3 colheres de sopa de vinagre, quanto baste de pimenta do reino, 5 colheres so sopa de molho inglês, 6 colheres de sopa de açúcar mascavo (que pode ser substituído por 4 colheres de sopa de mel), 2 folhas de louro, 5 dentes de alho picados, 2 cebolas e aproximadamente 1 kilo de tomate picado sem pele e sem semente.

Primeiro refogue a cebola em azeite, quando a cebola estiver macia, junte o alho, assim que os dois estiverem refogados e não queimados, se adicionam os tomates e todos os outros ingredientes e se deixa cozinhar em fogo baixo com a panela destampada por aproximadamente 45 minutos ou 1 hora, mexa o molho de tempos em tempos para não grudar. Ao final do cozimento é só adicionar o sal à gosto. Caso queira é possivel acertar o tempero com algum ingrediente que se queira destacar mais, lembrando que este molho é agridoce e pode ser tambem levemente apimentado, se preferir assim adicione 2 pimentas malagueta picadas e sem semente ao refogado.

Enquanto o molho cozinha temos que começar a trabalhar com a carne, para esta receita se utiliza aproximadamente 2 kilos de costela suína. Primero se cozinha esta carne em agua fervente por no máximo 10 minutos.

Após o cozimento, escorra a carne e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora à gosto. Pré aqueça o forno a 200 graus, enquanto isso embrulhe a carne com um pouco de molho por cima em papel alumínio e acomode a peça em uma assadeira, lembrando sempre que os ossos devem ficar voltados para baixo.

Leve ao forno em fogo baixo por 1 hora e meia, depois retire o papel aluminio jogue o restante do molho sobre a carne e deixe assar em fogo médio por mais 30 minutos aproximadamente (este tempo pode variar para mais e para menos, portanto fique de olho.

Uma dica para saber se a carne ja está pronta é ver se os ossos começam a aparecer, outra forma é espetar um garfo na carne e girá-lo, se a carne desmanchar com facilidade e por que já está pronta.

O acompanhamento tradicional desta costela é a batata frita com casca. Eu utilizei 5 batatas grandes, mas essa batata é uma delícia e quanto mais melhor, então a quantidade de batata a ser frita é você quem escolhe. Primeiro lave bem todas e tire com uma faca de ponta todos os machucados e brotos que possam ter nesta batata. Em seguida corte em palitos. Feito isso vamos cozinhar esses palitos em água fervente por aproximadamente 7 minutos para que a batata fique um pouco mais macia. Escorra as batatas e frite em óleo quente. até que fiquem crocantes. Na minha fritura utilizei um pouco de óleo de soja misturado a banha suína, faz mal, mas o sabor da batata fica imcomparável.

E passadas três horas e não me lembro quantos mls de cachaça Ypioca, eis o resultado:

 

Custo aproximado: R$30

Rendimento: 6 porções

About these ads

From → Uncategorized

3 Comentários
  1. Felipe, A-DO-RE-I! Muito legal! Eu Adoro Ribs on Barbecue… Mas nunca tinha cozinhado a carne antes, na proxima vou fazer! Vc fez pincelando o molho enquanto a carne está no forno? Esse processo se chama Barbecuing, fica muito bom.. eu tenho a receita original do outback, não sei se a sua tbm é, mas se não for posso te passar!! heheeh Alias tenho todas as receitas do Outback!

    Ficou SENSACIONAL! Parabéns!

    • Então… coloquei uma quantidade de molho assim que levei a carne ao forno e depois adicionei molho mais duas vezes, uma delas perto do final do cozimento e sem o papel alumínio, para dourar.
      Q bom q vc gosto, faze essa receita é muuita função, princimalmente fritar as batatas, elas acabam rapido de mais. e as receitas do outback, quero todas ehhe :)
      obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: